As Gerações e suas características

A definição de Geração

As Gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade no que diz respeito à evolução.

Cada geração possui características únicas que estão diretamente ligadas ao seu comportamento, costumes e valores. Para entendermos melhor cada geração é importante conhecer as suas individualidades e seu impacto no ambiente organizacional.


Geração Baby Boomer

Data de Nascimento: de 1945 à 1960

Descrição: Um Baby Boomer é uma pessoa nascida entre 1945 e 1960 na Europa (especialmente Grâ Bretanha e França), Estados Unidos, Canadá ou Austrália. A Geração Baby Boomers é conhecida desta maneira em razão da explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial.

Combatentes que voltaram para suas casas e se estabeleceram, causando um aumento importante na taxa de natalidade. Os Baby Boomers cresceram acreditando na premissa que aconteceria um milagre econômico e também uma explosão das estatais.

Os Baby Boomers influenciaram a forma como a televisão foi se adaptando às necessidades das pessoas. Esse objeto ainda é, mesmo após tanto tempo, um dos meios de informação mais utilizados pela população.

Atualmente, esta geração está entrando na terceira idade. Eles fazem parte de um grupo forte quando se trata de consumo e alto poder aquisitivo. Um dos aspectos que os definem são os hábitos de consumo exigentes.

No mercado de trabalho, os Baby Boomers sempre foram fiéis às suas empresas, permanecendo por muitos anos, sendo assim, alcançando a cargos mais altos.

Características:

● Procuram estabilidade econômica e melhores oportunidades;

● Preferência por qualidade a quantidade;

● Essa característica faz com que o eles tenham mais facilidade para consumir;

● Afeitos do casamento, compra de um carro, casa e tempo de lazer;

● Não é influenciado por terceiros.

Geração X

Data de Nascimento: de 1960 à 1980

Descrição: As pessoas nascidas após a explosão do Baby Boom são rotuladas de Geração X. Criado pelo fotógrafo Robert Capa no ano de 1950, o termo foi utilizado em um de seus ensaios fotográficos. O trabalho em questão era sobre jovens mulheres e homens que cresceram depois da Segunda Guerra Mundial. De acordo com a capa da revista: “nomeamos esta geração desconhecida como Geração X e, mesmo em nosso primeiro entusiasmo, percebemos que tínhamos algo muito maior do que os nossos talentos e bolsos poderiam lidar”. 

Nas palavras do escritor norte-americano John Ulrich, a Geração X sempre foi considerada como um grupo de pessoas jovens, sem identidade aparente, que enfrentariam um mal incerto, sem definição, um futuro hostil. Acompanharam o começo da tecnologia, computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o e-mail, etc.

Em geral, é uma geração que gosta de variedades e odeia a rotina. Com metas voltadas para novas oportunidades e desafios. O dinheiro para eles não é a prioridade máxima, mas é importante. Se prioriza o aprendizado de novas habilidades e com chances reais de crescimento. Muitos chegaram a idade adulta com sonhos e desejos e percebeu que muitos deles, não passariam de sonhos, pois o caminho é longo e o preço é alto.

Características:

● Está sempre em busca do conhecimento;

● Se tem o aprendizado dos erros como a melhor forma de chegar ao sucesso;

● Tem espírito empreendedor e autoconfiante;

● Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;

● Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;

Geração Y

Data de Nascimento: de 1980 à 2000

Descrição: Logo após a Geração X, temos a Geração Y, sendo a geração da liberdade e da inovação, tendo visto uma série de mudanças em relação a comportamentos, aspirações e estilos de vida. É uma geração que está sempre conectada, pois se desenvolveram em meio à era da informação e avanços tecnológicos.

Os jovens desta geração tem como hábito ser multitarefas, sendo acostumados a conseguirem o que querem, não se contentam com pouco ou com tarefas subalternas. É constituída de indivíduos com capacidade criativa e gosto por desafios. Precisam se sentir motivados no ambiente de trabalho e não hesitam em procurar outra oportunidade se não se notarem reconhecimento, pois preferem adquirir experiência em diferentes áreas de diversas empresas, do que trabalhar anos em uma única empresa.

Trata-se da primeira geração globalizada, com uma convivência tecnológica desde a sua infância. A tecnologia e os dispositivos móveis permitiram uma comunicação entre si como nenhuma outra proporcionou, podendo compartilhar experiências, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos.

As maiores preocupações estão marcadas pelos movimentos sociais organizados, que defendem os menos favorecidos. O jeito de se vestir, na Geração Y, segue as tendências da moda, porém, ao mesmo tempo, mostram-se alternativos e desprendidos.

Em relação ao estilo de vida da Geração X e Y, a Geração Y tem um espírito empreendedor fora do comum e tendem a fugir dos empregos chamados tradicionais e querem a liberdade de escolha, embora tenham a indecisão como fator atenuante para as decisões.

Características:

● Estão sempre conectados, compartilhando seus hábitos, experiências e momentos;

● Sempre em busca de novas tecnologias;

● Tem um grande fluxo de informações diariamente;

● Habilidade de realizar múltiplas tarefas simultâneas;

● Nunca se conformam, buscam o sucesso e o conhecimento;

Geração Z

Data de Nascimento: de 2000 à 2020

Descrição: Após a Geração X, nos encontramos na Geração Z, inevitavelmente uma geração com o convívio da tecnologia desce cedo, tendo facilidade para compreender o mundo em sua volta. É a geração que compreende o funcionamento das ferramentas melhor do que qualquer outra.

Os integrantes dessa Geração Z nunca viram o mundo sem a presença de computadores, tablets e celulares, e desde muito pequenos já se viram muito bem com esses dispositivos, aprendendo com muita facilidade seu manuseio. Por isso, quando o assunto é tecnologia digital, estão sempre um passo à frente dos mais velhos.

Além da tecnologia, é considerada a geração mais diversificada no contexto história de termos raciais e étnicos. Um elemento importante é a autoconsciência em vez do egocentrismo. Tendem a preferir um ambiente de trabalho onde ofereça condições de igualdade e que não haja barreiras entre os funcionários de diversos cargos, claro, não significa que não respeite seus superiores. Em geral, é uma geração que busca a verdade acima de tudo. E, por consequência, será consumidora apenas do que for verdade.

Características:

● Estes jovens são realistas ao extremo, práticos e em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal;

● Não gostam de se definir, quebram e contestam vigorosamente todos os estereótipos e não ligam para definições de gênero, idade ou classe;

● Um traço surpreendente é que eles constroem e não rompem. Dialogam, entendem e agregam;

● São avessos à polarização, compreendem a diferença;

A SEGMENTO PESQUISAS

Mais de 35 anos de mercado e 4.000 estudos de pesquisa de consumidor realizadas, a Segmento Pesquisas é especialista em pesquisa de mercado e inteligência competitiva.

Métodos avançados de coleta e análise, ciência de dados, comportamento e tecnologia para entregar informações estratégicas que conectam as marcas às expectativas dos consumidores, potencializando resultados.

E-mail: segmento@segmentopesquisas.com.br

Caso tenha interesse em saber mais sobre nossos estudos de pesquisa de mercado e como podemos ajudá-lo(a) a entender melhor o seu público-alvo, entre em contato conosco através do e-mail

Anterior
Anterior

Os 2 primeiros passos em Customer Experience para transformar negócios na velocidade dos dados.

Próximo
Próximo

A importância da pesquisa de satisfação de clientes para melhorar a experiência do usuário e fidelizar clientes