Como a Pesquisa de Mercado reduz riscos no seu negócio
O fato é, toda decisão envolve riscos, ainda mais se tratando de um mercado que está em constante mudança, portanto, é importante ter uma análise, uma coleta de dados, uma interpretação, para assim, escolher o melhor caminho.
É fundamental entender as principais necessidades do seu público-alvo para poder ajustar o seu produto/serviço e atender melhor os seus clientes. É preciso conhecer o ambiente em que está inserido, reconhecer os desafios que suas ideias e estratégias tem e descobrir necessidades que ainda não foram exploradas.
Uma pesquisa mercadológica consegue abranger vários insights de acordo com a sua necessidade atual, a coleta de dados específicos auxilia na construção de um projeto sólido para a sua empresa.
Porque a Pesquisa de Mercado é essencial para uma tomada de decisão segura?
Reduz incertezas ao fornecer informações detalhadas sobre o ambiente de negócios.
Permite compreender as expectativas do consumidor e adaptar-se a elas.
Facilita o planejamento estratégico, ajudando a prever tendências e evitar armadilhas.
Analisamos de exemplo o nosso case do café 3 Corações, a qual o objetivo era identificar hábitos e atitudes relacionados ao consumo da marca. Neste estudo em específico, a Segmento Pesquisas realizou duas etapas essenciais para a compreensão dos consumidores, a qual foi:
Grupos Focais: Foram conduzidos grupos focais com 8 participantes cada, usando um roteiro flexível. A duração média de cada grupo foi de 2 horas, realizados na sala de espelhos da Segmento Pesquisas em Porto Alegre. A simulação de uma gôndola de supermercado permitiu aos participantes avaliar as marcas em relação à preferência, imagem e embalagens, fornecendo insights valiosos à 3 Corações sobre como atraí-los no ponto de venda.
Pesquisa Etnográfica: Visitamos os lares dos entrevistados e pedimos que nos preparassem um cafezinho. Coletamos fotos e filmamos os ambientes relacionados à preparação, consumo e armazenamento do café. Buscamos entender em profundidade a cultura, a linguagem, os símbolos e o comportamento do gaúcho em relação ao produto.
Resultados: O processo de pesquisa proporcionou insights inspiradores sobre esse universo aromático e saboroso do café. Os resultados revelaram a importância do café para os gaúchos e as informações obtidas permitiram à 3 Corações fortalecer suas estratégias e aprofundar sua conexão com o povo gaúcho.
Investir em pesquisa de mercado é investir no futuro do seu negócio. Ao transformar dados em estratégias, você minimiza riscos, toma decisões mais seguras e garante uma posição sólida no mercado.
Na Segmento Pesquisas, estamos preparados para ajudar você a escolher a metodologia adequada para atingir seus objetivos de negócio e proporcionar sucesso aos seus estudos. Conte com a nossa expertise em pesquisa de mercado e inteligência competitiva para impulsionar o crescimento da sua empresa.